5 dicas para prevenir ações trabalhistas

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O Brasil é um dos líderes mundiais em ações trabalhistas e a cada ano crescem os números de reclamações por parte dos trabalhadores. Os motivos para tantos ingressos na justiça são os mais variados, desde erros em cálculos de rescisão, acúmulo de funções, abusos de poder e condições de trabalho inapropriadas.

Cada ação trabalhista movida contra uma empresa representa gastos em defesa e quando se perde, pagamentos de débitos, imagem danificada do negócio e estresse e desgaste numa empreitada que é, naturalmente, tensa e pode durar um tempo considerável. Todo empreendedor tem que estar atento, na hora de abrir a empresa e durante a condução do negócio, para não cometer equívocos e dar abertura para processos inesperados e sem embasamento.

Para ajudar na prevenção e eliminação de subsídios para uma ação trabalhista, listamos 5 medidas necessárias para qualquer empresa:

 

1 – Tenha um suporte de profissionais especializados em contratações trabalhistas

Esse auxílio pode ser interno ou externo mas o importante é que tenha profissionais capazes de fazer uma ação jurídica, contábil e de recursos humanos preventivos para interceptar problemas em contratos, execução de trabalhos e inconformidades no dia a dia de uma empresa.

Um dos conselhos que essa gestão dará é documentar tudo que for relativo aos empregados: controles de jornada, controles de pagamento, férias, holerites, recibos, atestados médicos, advertências e qualquer documento gerado na passagem do funcionário.

 

2 – Desenvolva um regulamento interno claro

Cada empresa tem seus hábitos internos e ritmo de trabalho, e as leis previstas nos acordos sindicais a na CLT, bem como as Novas Leis Trabalhistas, não conseguem abranger todos os acontecimentos dentro de um ambiente profissional.

Para não ficar desprotegido, desenvolva um regulamento interno claro e completo, delineando e delimitando as ações dos funcionários quando dentro da empresa. Esse regulamento, é claro, não pode conter normas que sejam ilegais.

 

3 – Acompanhe as condições e o clima interno

Todo profissional que está motivado se sente reconhecido e estimulado pela empresa, tem um pequeno percentual de chance de entrar com uma ação trabalhista contra a sua empresa na hora do desligamento, além de aumentar a sua produtividade.

Algumas ações são importantíssimas para esse acompanhamento: crie um sistema eficaz de recompensas por metas atingidas, os profissionais precisam sentir que o seu trabalho pode gerar ganhos; nesse sentido, dar feedbacks para os funcionários dá a sensação que está sendo observado e há um atenção ao que ele faz; ter um plano de carreira mostra que a empresa se preocupa com o futuro do profissional; estimule o trabalho em equipe, competição traz ganhos mais imediatos mas a longo prazos pode causar conflitos internos, gere interação entre os funcionários e mostre a equipe o significado do seu trabalho, pessoas são movidas por uma causa além de dinheiro.

 

4 – Os gestores de equipes são importantes para o bem estar do ambiente

Ter atenção com o treinamento e desenvolvimento de líderes será primordial na rotina diária. Gestão de conflito, estímulos de capacidade, direcionamento de trabalhos e avaliação de desempenho fazem parte de suas atribuições. Funcionários motivados passam pelo desempenho de líderes preparados.

 

5 – Faça o desligamento de forma natural e tranquila

Com as ações anteriores, a taxa de desligamento irá cair, já que insatisfações e desempenhos abaixo do esperado serão contornados a tempo, mas quando a dispensa é necessária, faça de uma forma limpa e tranquila: garanta que todos os direitos do trabalhador sejam preservados e o trate com respeito igual a todos os que ainda permaneçam na empresa.

 

Precisa desenvolver um plano de ações para melhorar o seu relacionamento com seus funcionários e colaboradores? Temos o suporte necessário para sua necessidades! Fale conosco!

By | 2018-04-19T14:38:59+00:00 19 de abril de 2018|0 Comments

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Drausio Rangel

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