Quais as vantagens de contratar uma consultoria trabalhista preventiva?

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Em outro post comentamos sobre a importância de uma assessoria jurídica anexada aos departamentos internos de uma empresa e como ela, analisando a rotina legal dos negócios, pode evitar e diminuir problemas futuros na esfera judicial.

Uma dessas questões se refere a disputas trabalhistas entre empregador e colaborador.

Um dado assustador, mas que verdadeiro: o Brasil é responsável por 98% dos processos trabalhistas de todo o planeta. Este cenário deixa claro que isso acarreta prejuízos para as empresas, com ações que têm ou não procedimento legal.

O Citibank, entre outros motivos, decidiu fechar sua operação por aqui devido a um outro dado alarmante: a filial brasileira representava 1% do faturamento mundial do conglomerado e 93% de todos os processos trabalhistas, claramente, mais uma vez, a conta não fecha.

Em um cenário em que cresce o número de empresas abertas no país, tornando o Brasil, o segundo no mundo em empreendedorismo, é de suma importância um planejamento bem feito, que passa indubiamente pelas precauções nas relações trabalhistas, e uma consultoria trabalhista preventiva é um ponto de atenção que todo empresário deveria ter.

 

As principais ações de uma consultoria interna são:

1 – Revisar as políticas internas da empresa sob o aspecto legal e alinhada com a cultura que a companhia quer imprimir no seu dia a dia;

2 – Acompanhar de perto as admissões e demissões de funcionários, colaboradores e estagiários: esta análise é feita desde a contratação ou efetivação do empregado, pois todo o processo e documentos envolvidos são passíveis de serem utilizados num processo judicial;

3 – Elaborar e analisar os contratos de trabalho celebrados com fornecedores e terceirizados para evitar brechas e possíveis cláusulas que lesem o empregador;

4 – Oferecer suporte legal em discussões trabalhistas, principalmente com entidades de classe e sindicatos na definição de verbas trabalhistas e compromissos firmados fora da legislação da CLT (horas extras, férias, 13º, adicionais, etc).

 

O trabalho preventivo tem pela definição da própria expressão, antever aos problemas que possam ser causados por contratos mal firmados ou erros, por falta de conhecimento, na hora da contratação de um funcionário. A prevenção leva a diminuição de prejuízos e evita os desgastes com longos processos, impactando diretamente na imagem da empresa frente a empregados e sociedade.

Outro desgaste que pode ser evitado é em relação à órgão legais. Com o governo ávido por novas arrecadações, as fiscalizações têm tido um rigor muito maior que nos últimos anos e cada ponto de abertura de dúvida nas relações trabalhistas mantidas, pode representar a senha para multas e penalidades previstas em lei.

Analise bem se não é o caso de contratar uma consultoria trabalhista preventiva para a sua empresa. Em um primeiro momento pode parecer mais um custo mensal em um cenário que não te aconselha a aumentar gastos, mas a longo prazo, a economia com recursos e esforços será facilmente notada. Quer tirar mais dúvidas de como uma consultoria pode ajudar na sua empresa? Fale com o nosso time de especialistas!

Programa Discutindo a Reforma Trabalhista

By | 2017-11-22T13:28:18+00:00 1 de novembro de 2017|0 Comments

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